100 mm é muita chuva e Brasil ainda terá mais temporais neste verão
Um volume de 100 milímetros acumulados em 24 horas é bastante elevado e já foi observado em muitas áreas de todas as regiões do país. Entenda o que significa tanta chuva.
A chuva de janeiro de 2025 vem castigando muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil. Tradicionalmente esta é uma época de muita chuva no país com a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, da Zona de Convergência Intertropical, além do ar quente úmido que predomina sobre o país e que naturalmente forma nuvens muito carregadas, com potencial para a temporais.
Uma forte pancada de chuva, a circulação de ventos que gera grande acúmulo de umidade nas áreas próximas ao litoral, a passagem de frentes frias, a atuação da ZCAS e da ZCIT, estas e outras situações meteorológicas podem gerar acumulados de chuva de 100 mm, em 24 horas, e até maiores.
Apenas nesta primeira quinzena de janeiro de 2025, cidades de dez estados brasileiros já registraram 100 mm ou mais em 24 horas. Mas o verão no Brasil está apenas começando e muita chuva ainda vai cair sobre o país até o fim da estação. Vale lembrar que o fenômeno La Niña ajuda a formar corredores de umidade entre o Norte e o Sudeste do Brasil e a ZCAS.
100 mm é muita água
Um volume de chuva de 100 mm acumulados em 24 horas é muita água em qualquer lugar do planeta. Imagine uma caixa com 1 metro de cada lado, altura de 1 metro e uma pessoa em pé dentro desta caixa.
Se você despejar 1 litro de água nesta caixa, a lâmina de água será de 1 milímetro e só vai molhar a sola do sapato. Se você puser 100 milímetros de chuva dentro desta caixa, serão 100 litros de água. A altura da água dentro da caixa será de 10 centímetros, cobrindo completamente os pés da pessoa.
Comments