top of page

Animadores premiados no Festival Ver e Fazer Filmes da Energisa se formam em curso de Cinema e Animação da UEMG

Nesta sexta-feira, 02 de agosto, será realizada a formatura da 1ª turma do curso de ‘Tecnologia em Cinema e Animação’, oferecido pela Universidade de Estado de Minas Gerais – UEMG, que que conta com o apoio do Instituto Energisa.


O curso tem como objetivo desenvolver habilidades técnicas, estéticas, expressivas, projetuais, narrativas e gerenciais dos alunos, tornando-os capazes de se envolverem diretamente com a criação e o desenvolvimento de projetos em cinema e animação. Oferece também uma perspectiva reflexiva que possa direcioná-los também para os campos da crítica, da pesquisa, da publicidade e do ensino.


“Gerar oportunidades, por meio do conhecimento, está entre os compromissos da Energisa, que tem como um dos pilares essenciais do Grupo a Educação. Poder unir o Animaparque, inédito modelo de estúdio-escola de animação da América Latina, à UEMG nos deixa muito orgulhosos. Essas iniciativas estão alinhadas e fazem parte do ecossistema do Rio Pomba Valley - programa de desenvolvimento tecnológico patrocinado pelo Grupo Energisa.  É uma oportunidade para a formação de profissionais mais qualificados para desenvolvimento da criatividade, criando um ecossistema de empreendedorismo e inovação”, comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.


Com a inauguração do Animaparque em 2023, os alunos do curso puderam utilizar os espaços para realizarem documentários, live action e animações como Trabalho de Conclusão de Curso e  alguns deles participaram do 8° Festival Ver e Fazer e Filmes, realizado em junho, com patrocínio da Energisa, sendo premiados em diversas categorias, como:


Melhor Direção – Pedro Chagas, filme ‘Beto’.

Melhor Fotografia – Leo Marcini, pela animação ‘Número Errado’.

Melhor Montagem – ‘Número Errado’, de Leo Marcini.

Melhor Desenho de Som – ‘Niña, a menina que vive muito’, de Victor Schiavon.

Menção Honrosa – ‘Número Errado’, de Leo Marcini, como ‘Melhor Animação’, pelo virtuosismo e animação em Stop Motions pelos movimentos suaves e sutis.

Melhor Filme Curta – ‘Número Errado’, de Leo Marcini, que recebeu o troféu das mãos de Paulo Alcoforada, Diretor da Ancine.


A formatura será às 19h, no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases.


O curso em ‘Tecnologia em Cinema e Animação’ está na terceira turma e é uma iniciativa que reúne a parceria entre a UEMG, o Instituto Fábrica do Futuro, e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura Municipal de Cataguases, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Grupo Energisa.



Comments


bottom of page