top of page

Cejusc de Cataguases promove ações sociais com alunos de escola municipal

Projeto "Eu promovo a paz nas escolas" foi realizado em duas etapas


O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Cejusc) e o setor psicossocial da comarca de Cataguases, na Zona da Mata, promoveram, entre os dias 21 a 23 e 27 de setembro, ações do projeto social “Eu promovo a paz nas escolas”, com alunos da Escola Municipal Darcília Guimarães.


O projeto tem como objetivo desenvolver trabalhos sobre cidadania, pacificação social, execução e desenvolvimento de atividades voltadas para o meio ambiente.


As atividades foram realizadas em duas etapas e contaram, inicialmente, com visitas dos alunos da escola municipal ao fórum da cidade mineira.


Na ocasião, foram trabalhadas atividades lúdicas, como roda de conversa no salão do júri, com a participação de servidores, juízes e promotor de Justiça, além da entrega de certificados e mudas para plantio na instituição e apresentação do coral formado pelas crianças envolvidas. A ação foi finalizada com um lanche.


Já a segunda etapa, feita nessa terça-feira (27/9) na instituição de ensino, se deu por meio de palestras sobre o meio ambiente e plantio das mudas recebidas anteriormente.


“Desde o ano passado estamos desenvolvendo uma série de programas relacionados à cidadania. O projeto aproxima o Poder Judiciário da sociedade”, diz o juiz diretor do Foro e coordenador do Cejusc Cataguases, João Carneiro Duarte Neto.


A importância do envolvimento dos magistrados, servidores e parceiros no projeto também foi considerada pelo coordenador da proposta, o juiz-adjunto Reinaldo Daniel Moreira.


“Todos abraçaram a causa e dedicaram seu melhor, demonstrando que o acesso à Justiça vai muito além do processo judicial. Ele envolve também a promoção da cidadania e aproximação com anseios e demandas da comunidade, propagando no ambiente escolar a importância da pacificação social como função da Justiça”, afirmou.


PRESENÇAS


Participaram dos evento o juiz diretor do Foro e coordenador do Cejusc, João Carneiro Duarte Neto; o juiz coordenador do projeto, juiz-adjunto Reinaldo Daniel Moreira; a juíza da 1ª Vara Cível, Danielle Rodrigues da Silva; o juiz da Vara da Infância e Juventude e Precatórias, Felipe Teixeira Cancela Júnior; o promotor de justiça da Infância e Juventude e da Defesa da Educação, Gustavo Garcia Araújo; e representantes dos parceiros, servidores do fórum, representantes da escola, professores e alunos.


Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG


Comments


bottom of page