top of page

Colégio Novo Horizonte promove diálogo sobre Liberdade de Expressão com autoridades e estudantes


Por João Anestor - Aluno do Primeiro Ano do Ensino Médio


Nesta terça-feira, 05 de setembro, o Colégio Novo Horizonte, em Leopoldina, promoveu um colóquio sobre os Limites da Liberdade Expressão,de tendo o delegado regional, Diêgo Candian Alves, e a Professora, Natália Montes da Fonseca, ministrado palestra para alunos.



O evento iniciou com a fala da Diretora Jamile Salim Antonio, que calorosamente acolheu os convidados e os alunos presentes. Em seguida, o senhor decano e fundador desta instituição de ensino, Waldemar Pedro Antonio, leu a poesia “Liberdade de Expressão” preparada para o evento.



Naquela ocasião, Diêgo Candian definiu a liberdade de expressão como a "expressão da liberdade", contudo, não se trata de direito constitucional absoluto, pois, quando esbarra na esfera da privacidade, honra, vida íntima e dignidade de outrem, torna-se abuso de direito, podendo ensejar em crimes.



O delegado regional discursou também sobre os crimes contra a honra, previstos no Código Penal e abordou sobre o crime de racismo e as implicações jurídicas nos casos de desrespeito às leis.


Houve interação entre os estudantes, professores e a autoridade policial.


Em seguida, a Professora escritora, Natália Montes da Fonseca, apresentou a contextualização histórica que deu origem as leis que garantem a liberdade de expressão.


A professora destacou ainda a importância da luta pela liberdade de expressão respeitando o outro, pois liberdade de expressão não é liberdade de agressão.


Por fim, o professor e articulador do evento, Henrique Silva Araújo, parabenizou os alunos do primeiro ano do ensino médio e agradeceu a participação de todos.

Ao término do evento foi servido um café com produtos da culinária mineira.

Comments


bottom of page