Câmara Municipal de Leopoldina promove palestra sobre educação e políticas públicas
Dr. Jardel, professor da UEMG Leopoldina, explanou sobre a História da Educação Leopoldinense, destacando sujeitos sociais que contribuíram para a instalação de instituições educacionais em Leopoldina.
A Câmara Municipal de Leopoldina, através da Escola do Legislativo, promoveu o 2º Ciclo de Palestras sobre o tema Educação e Políticas Públicas. O evento, que integra o Projeto Educação Cidadã, aconteceu no Salão Nobre Antônio Sérgio Lima Freire, no dia 25 de abril de 2022, e foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.
A abertura do evento foi feita pelos vereadores José do Carmo Fófano Vieira, Vice-Presidente da Mesa Diretora, representando o Presidente José Augusto Cabral que justificou ausência, e Rodrigo Junqueira Reis Pimentel, Diretor da Escola do Legislativo. Também prestigiaram o evento os vereadores Gilmar Pimentel, Maria Inêz Xavier e Bernardo Guedes.
Inicialmente estavam previstas duas palestras. Porém, em virtude problemas de saúde em família, o professor João Paulo Araújo, Diretor da E.E. Dr. Pompílio Guimarães, encaminhou uma justificativa de sua ausência, ao mesmo tempo em que pediu desculpas aos presentes e se colocou à disposição para uma próxima agenda.
Em seguida, foi convidado para proferir sua palestra Dr. Jardel Costa Pereira, professor efetivo da UEMG, na Unidade Acadêmica de Leopoldina, que discorreu sobre o tema “Políticas Públicas, Sujeitos Sociais e História da Educação Leopoldinense: uma constituição político-educacional”. O palestrante é graduado em Filosofia com habilitação em História pela UEMG e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP).
Inicialmente o convidado fez uma análise crítica de como a memória dos fatos e dos acontecimentos vem se constituindo historicamente no Brasil e como as categorias a ela atreladas como patrimônio, preservação, investigação se tornam um ato público e até mesmo um quesito de política pública.
Foi apresentado um panorama das pesquisas realizadas por jovens estudantes da UEMG que vêm destacando historicamente personagens que, no passado, atuaram como sujeitos sociais e contribuíram para a instalação de importantes instituições educacionais em Leopoldina, principalmente a partir de políticas públicas e da democratização do ensino.
Dr. Jardel salientou que não existem políticas públicas sem a atuação da sociedade, principalmente políticas públicas educacionais que mais do que nunca têm exigido uma mobilização em defesa do ensino público no país. Ele lembrou a participação da Câmara Municipal na efetivação da UEMG em Leopoldina. Segundo ele, muitas tramitações foram travadas para a sua vinda para cá e os vereadores da época atuaram como sujeitos sociais para que, como política pública municipal, a universidade se efetivasse e se desenvolvesse neste município.
Ao final, o professor desejou que as memórias coletivas e/ou individuais não caiam no esquecimento, nem façam parte de uma memória de amnésia com políticas de esquecimento.
Ele reiterou que essas memórias fiquem perpetuadas em ações públicas de preservação memorialística, indicando sempre que há em Leopoldina sujeitos sociais envolvidos e comprometidos com a efetivação de políticas públicas, que contribuam para diminuir a desigualdade social que assola as nossas realidades, levando cultura, escola, conhecimento, esporte, lazer a todos e todas, independente de religião, raça, cor ou condição sexual ou física, na periferia ou no centro.
O evento chegou ao final após um momento de interação com o público, através de questionamentos que foram plenamente respondidos pelo convidado.
Fonte e foto: Câmara de Vereadores
Comments