José Augusto cobra volta da Companhia Independente da Polícia Militar para Leopoldina
Em reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (09/09), a Câmara Municipal de Leopoldina aprovou o encaminhamento de uma representação ao Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Giovanne Gomes da Silva, solicitando que seja revista a decisão que rebaixou a então 6ª Cia PM Ind, sediada em Leopoldina, à categoria comum, sob a denominação atual de 37ª Companhia de Polícia Militar.
A iniciativa foi do vereador José Augusto Cabral, subscrita pelos demais parlamentares, utilizando como argumentos a localização estratégica de Leopoldina e o fato de o município já ser dotado de uma estrutura bem sintonizada com a corporação militar, ou seja, sediando a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, a 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, além do 7º Pelotão de Bombeiro Militar, todos com abrangência regional considerável.
Em sua exposição, o parlamentar salientou que o município possui acesso privilegiado para toda a região através da BR 116, BR 267 e BR 120. A proximidade com a fronteira com o estado do Rio de Janeiro foi um dado destacado pelo vereador como fator que preocupa as populações mineiras, em especial quando são deflagradas grandes operações contra o crime organizado e o tráfico no estado fluminense, o que justificaria a manutenção da Companhia PM Independente.
José Augusto Cabral reportou-se ao passado de Leopoldina, fazendo menção a figuras públicas de destacados mineiros, como Clóvis Salgado – Governador de Minas e Ministro da Educação e Cultura, além de Carlos Luz que alcançou a Presidência da República. O parlamentar também evocou o presente de Leopoldina que vem mantendo sua tradição de polo educacional e cultural, sendo sede de importantes instituições de ensino superior, tais como CEFET, UEMG, DOCTUM e UNIPAC, além de um dos poucos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais.
Ao término das exposições, José Augusto apelou à sensibilidade e à vasta preparação educacional e profissional do Coronel Giovanne Gomes da Silva na tentativa de sensibilizá-lo a reverter a atual classificação da Companhia de Polícia Militar de Leopoldina, fato considerado pelo vereador como injusto para com a população local. O parlamentar afirmou que Leopoldina confia que ocorrerá uma revisão dessa situação, com a consequente volta de uma Companhia Independente ou até mesmo de um Batalhão que, segundo ele, equilibraria a região que já possui essas estruturas avançadas em Juiz de Fora, Ubá e Muriaé.
A Representação nº 25/2019 recebeu assinaturas de todos os vereadores presentes à reunião, o que possibilitou a aprovação automática da matéria.
Comments