Vamos falar sobre nutrição?
A nutrição exerce papel fundamental nos processos de emagrecimento, ganho de peso, reeducação alimentar, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, melhora da performance esportiva e ganho de massa muscular.
A nutrição exerce papel fundamental nos processos de emagrecimento, ganho de peso, reeducação alimentar, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, melhora da performance esportiva e ganho de massa muscular. O acompanhamento nutricional com um profissional capacitado é de fundamental importância uma vez que o nutricionista é o profissional capacitado para precisão dietética.
Na procura por um corpo “esteticamente perfeito”, muitas pessoas testam dietas e regimes dietéticos de qualquer espécie, na esperança de atingir um novo nível de bem-estar ou desempenho físico. A nutrição exerce papel fundamental nos processos de emagrecimento, ganho de peso, reeducação alimentar, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, melhora da performance esportiva e ganho de massa muscular.
Durante o acompanhamento nutricional são avaliados os objetivos individuais e metas são definidas para que se adequem de melhor forma ao paciente, ainda é criado plano alimentar conforme a necessidade e aceitação do paciente, de forma personalizada. Por isso o acompanhamento nutricional é um trabalho individual e não a prescrição de um plano alimentar igual para todos.
No atendimento também é realizada avaliação física onde são verificados perímetros corporais, como circunferência abdominal, cintura, quadril e aferição de percentual de gordura corporal.
Motivos para fazer um acompanhamento nutricional com um profissional qualificado:
Nutrição nas diversas patologias
É necessário um acompanhamento com nutricionista para diminuir possíveis fatores de risco, sintomas indesejáveis e agravos da doença. O atendimento nutricional é realizado, com orientação nutricional individualizada de acordo com as características específicas da doença, bem como orientações de hábitos de vida saudáveis. Uma dieta balanceada, rica em nutrientes, com uma variação adequada de alimentos, é capaz de diminuir o risco de diabetes, dislipidemia (alteração do colesterol e triglicérides), doenças cardiovasculares e hipertensão, além de ajudar a reduzir a gordura visceral (abdominal).
Já na obesidade o tratamento da deve-se objetivar, não só a perda de peso, mas também a correção dos fatores de risco cardiovascular, e resistência à insulina, bem como melhora de marcadores bioquímicos e processo inflamatório através de uma alimentação saudável e nutritiva.
Melhora no desempenho esportivo
Os praticantes de atividade física têm uma necessidade nutricional individualizada, que por sua vez, se não for atingida, o desempenho em um esporte e a qualidade muscular não se estabelecem como deveriam. A alimentação de um atleta é diferenciada dos demais indivíduos em função do gasto energético relevantemente elevado e da necessidade de nutrientes que varia de acordo com o tipo de atividade, da fase de treinamento e do momento de ingestão. O planejamento dietético deve ser balanceado e periodizado fornecendo assim todos os nutrientes necessários garantindo o funcionamento adequado do organismo, modulando hormônios, e fornecendo energia.
O nutricionista é o melhor profissional para avaliar o uso de suplementos, o que comer antes, durante e depois dos treinos e garantir técnicas individualizadas de hidratação.
Marcos Vinícius Silva
Nutricionista Clínico e Esportivo – CRN9 16384
Pós-Graduado em Nutrição Esportiva
Pós-Graduado em Nutrição Clínica e Desportiva
Comentarios