top of page

Prazo de inscrição para o Enem 2021 termina na próxima quarta-feira (14/7)

Para fazer o cadastro, todos os interessados precisam ter cadastro no portal do Governo Federal


Atenção, estudantes! O prazo de inscrição para a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina na próxima quarta-feira (14/7). O exame é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni); conseguir o Financiamento Estudantil (Fies), entre outros.


Para fazer a inscrição, todos os interessados precisam ter cadastro no portal do Governo Federal — acesso.gov.br — e criar login único e senha. Quem já está cadastrado terá acesso, no período de inscrição, à Página do Participante. Caso a pessoa não lembre a senha, é possível recuperá-la no aplicativo Meu gov.br, em bancos credenciados, Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou mensagem de texto (SMS). O interessado deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.


No momento da inscrição, o participante deverá escolher qual modalidade de prova deseja realizar (impressa ou digital). Estão disponíveis 101.100 vagas para a modalidade digital do exame. Vale ressaltar que o Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo em 2021. Dessa forma, os chamados “treineiros” — participantes que se inscrevem no exame para fins de autoavaliação do conhecimento — devem fazer inscrição para o Enem impresso.


Atendimento Especializado


Os interessados em fazer o Enem 2021 que precisam de atendimento especializado devem realizar a solicitação no momento da inscrição e informar as condições que motivam o pedido. O Inep oferece atendimento para os participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso


Enem


O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais definidos pelo Inep.


Comments


bottom of page