top of page

Regional de Leopoldina promove encontro com Procuradores Municipais sobre Minas Consciente


A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina promoveu na tarde dessa quinta-feira, 14/05, reunião com os Procuradores Municipais das cidades sobre sua área de abrangência e a responsável jurídica do Consórcio Intermunicipal da de Saúde União da Mata (CISUM), Renata Mendonça Barbosa. O encontro teve o objetivo de discutir, esclarecer dúvidas e trocar informações sobre o decreto que deve ser produzido por cada município caso optem por aderir ao plano Minas Consciente.


De acordo com plano, os municípios que aderirem ao projeto estadual têm que avaliar não só a sua condição de assistência à saúde, como também das cidades vizinhas. Nesse sentido, a reunião contribuiu para que cada procurador expusesse a situação de sua localidade e conseguisse avaliar a situação dos municípios de sua região.


O coordenador do núcleo de regulação da GRS de Leopoldina, Wagno da Rocha Antunes, ressaltou a importância de se buscar uma forma coesa na construção dos decretos, caso seja feita a opção pela adesão ao Minas Consciente. “Estamos aqui para buscar entendimento, alinhamento para a redação de um decreto que seja dentro das particularidades de cada município, o mais uniforme possível, para se evitar eventuais distúrbios no sistema de saúde como um todo, em decorrência de uma ação muito fora da curva que um município possa tomar”, ponderou.


A procuradora do município de Leopoldina, Viviani Cesar Correa, ressaltou a autonomia administrativa de cada município, mas também observou a relevância de todas as gestões caminharem em uma mesma direção. “Acho importante que o município defenda o seu direito de autonomia funcional, mas estamos diante de uma crise humanitária e uma atuação conjunta só nos favorece nesse momento”, disse.


A reunião foi encerrada com a criação de um grupo que contará com procuradores dos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Argirita, Itamarati de Minas, Dona Euzébia, Laranjal e Estrela Dalva além da responsável jurídica pelo CISUM para a redação de um modelo a qual servirá de base para adequações e discussões posteriores.


Por Gustavo Santos Ribeiro – Secretaria de Estado da Saúde

Comments


bottom of page