Rio Pomba Valley forma mais uma turma e celebra 80% de empregabilidade
Curdo de Infraestrutura de TI teve a parceria da Populos.
A Zona da Mata mineira tem se destacado como um novo polo de tecnologia no Brasil. Um avanço que se deve, em grande parte, ao Rio Pomba Valley, programa criado pelo Instituto Energisa com o apoio financeiro do Grupo Energisa. A iniciativa visa formar profissionais da tecnologia com o intuito de criar um ecossistema de inovação através do estabelecimento de um parque tecnológico na região.
Nesta quinta-feira, 30/01, o programa celebrou mais uma conquista com a formatura da primeira turma do Rio Pomba Valley em parceria com a Populos: são 30 formandos que concluíram o curso de Infraestrutura de TI.
“Nosso compromisso vai além da formação técnica de qualidade. Buscamos fomentar o crescimento profissional e abrir novas portas para esses jovens. Assim, conseguimos colocar em prática o aprendizado, contribuindo para o fortalecimento da economia local e o avanço da nossa região”, comentou Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
Essa edição foi a maior do Populos University. Com duração de dois meses e meio, 30 jovens participaram do programa, que oferece formação especializada em Infraestrutura de TI para estudantes de baixa renda. Foram aproximadamente 200 horas de aulas sobre soluções como Citrix, Akamai e Nutanix, além de temas essenciais sobre carreira e marketing pessoal.
Matheus Aguiar, Sales Engineer da Populos, ressaltou a visão de longo prazo do programa. “Estamos focados no futuro. Nosso objetivo é abrir caminhos para que os jovens possam se destacar no mercado de trabalho, formando uma nova geração de especialistas em tecnologia. Ao oferecer oportunidades de formação e capacitação para estudantes de baixa renda, estamos proporcionando a chance de transformar suas vidas e contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades”.
A Populos, parceira da Energisa, está apostando na região da Zona da Mata Mineira, que está se transformando em um banco de talentos tech em âmbito nacional, com a abertura de uma filial em Cataguases, prevista para o primeiro semestre de 2025, e que já está com vagas abertas para a contratação.
Impacto e conquistas
Desde seu início em 2022, o Rio Pomba Valley tem gerado resultados impressionantes. Foram recebidas aproximadamente 2.500 inscrições para os processos seletivos do programa e 63 pessoas foram qualificadas nas duas primeiras turmas, com uma taxa de aproximadamente 80% de empregabilidade para os formados dos dois primeiros ciclos. O terceiro ciclo de formação, previsto para ser finalizado em março de 2026, deve manter essa alta taxa de sucesso no mercado de trabalho.
Atualmente, 40 alunos estão matriculados no curso técnico de desenvolvimento de sistemas e 48 crianças recebem bolsas de estudo para o ensino fundamental na escola SESI, que utiliza a robótica para estimular o aprendizado em áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Além disso, o Rio Pomba Valley oferecerá dois novos cursos para que os alunos possam completar sua trilha de formação: ‘Cibersegurança’ e ‘Cloud e Inteligência Artificial’, em parceria com a AWS.
Até 2024, o Rio Pomba Valley e seus parceiros investiram cerca de R$ 1,3 milhão no desenvolvimento de talentos e na criação de novas oportunidades na região. Esses recursos consolidam o programa como um polo de inovação que promove o crescimento sustentável da Zona da Mata Mineira.
Sobre o Populos
A Populos é especialista e líder na América Latina em End User Computing, Infraestrutura, Segurança e Cloud. Suas soluções permitem que pessoas, dados e aplicações estejam disponíveis e acessíveis de uma maneira simples, segura e unificada. A Populos se conecta com parceiros globais de tecnologia para impulsionar seus negócios: Akamai, Citrix, ControlUp, Exagrid, Freshworks, Guardicore, Microsoft, Netskope, Nutanix, SentinelOne e Veeam. Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia, a empresa atua em todo o Brasil e tem como foco reinventar como o trabalho é realizado.
O Populos University foi criado em 2021 e surgiu de uma iniciativa interna da empresa, visando à capacitação e melhoria contínua do seu corpo técnico. Com o tempo, mostrou-se uma oportunidade de crescimento não só para o time interno, mas para toda a sociedade. Assim, desde 2023, o programa Populos University já atendeu, em média, 60 alunos e visa à formação e capacitação de estudantes de baixa renda provenientes de escolas públicas, com idade entre 15 e 18 anos, com treinamento especializado em Tecnologia da Informação. Com duração de, em média, três meses, a formação combina conteúdo teórico e prático, incluindo workshops e mentorias com o time Populos. A seleção dos estudantes leva em consideração notas, comportamento e habilidades de comunicação.