top of page

Secretaria segue Ministério da Saúde e orienta hidroxicloroquina em casos graves

Em coletiva, secretário de Estado de Saúde assegura que o uso pode ser feito sob recomendação médica


A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) confirmou a orientação para utilização de hidroxicloroquina, baseada na recomendação médica, em hospitais mineiros nos casos graves. A indicação contida em protocolo assistencial da pasta estadual segue recomendação do Ministério da Saúde, segundo posição do secretário Carlos Eduardo Amaral externada em coletiva nesta segunda-feira (18). O titular também ressaltou a importância da utilização de máscaras em espaços públicos no território mineiro.


A hidroxicloroquina está no centro de discussões médicas e políticas devido a falta de evidências científicas que comprovem a sua eficácia. Entretanto, indicativos de eficiência da droga no combate ao novo coronavírus causaram aumentos drásticos nas vendas em farmácias brasileiras. Em Minas, conforme reportagem do jornal Folha de S. Paulo, 33,4 mil caixas do medicamento foram adquiridas por consumidores no mês de março.


Todavia, a utilização da hidroxicloroquina está prevista apenas na condição de recomendação médica e para casos graves, segundo o secretário Carlos Eduardo Amaral. “Nós temos em Minas um protocolo assistencial, que está na nossa página da Secretaria Estadual de Saúde destinada aos profissionais de saúde. O fluxograma contém todas as recomendações para aqueles pacientes que estão menos ou mais graves. De uma forma geral, neste protocolo nós temos a indicação de, baseado na recomendação médica, poder fazer o uso da hidroxicloroquina em casos graves, conforme foi orientado pelo Ministério da Saúde”, confirmou o secretário.


Amaral também foi questionado a respeito da saída do ex-ministro Nelson Teich do Ministério da Saúde, ocorrida na última semana. O secretário mineiro evitou tecer comentários sobre a segunda troca ocorrida em cerca de um mês na pasta federal, mas afirmou que a SES sempre procura manter boa relação com o governo. “Nós sempre tentamos ter um ótimo relacionamento com o Ministério da Saúde. Qualquer que seja o ministro a ser nomeado (em substituição a Teich), nós vamos manter uma relação de proximidade e respeito para trazer benefícios para a saúde do estado de Minas Gerais”, assegura.


Utilização de máscara


Recorrentemente ao longo da coletiva, o secretário destacou a importância da utilização de máscaras como elemento fundamental para a diminuição da transmissão da doença no estado. Conforme explicado por Carlos Eduardo Amaral, a máscara previne a contaminação por meio de gotículas diretamente pela respiração ou por espirro. “Se todos usassem as máscaras, nós teremos o equivalente ao isolamento. É muito importante que as pessoas usem máscaras o tempo todo”, ressalta.

Fonte: Tribuna de Minas

Foto: site

留言


bottom of page