top of page

Sociedade mineira passa a contar com mais de 150 novos bombeiros militares


Proporcionar um atendimento cada vez mais coerente com as necessidades dos mineiros é o maior desafio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Por esta razão, a realização de mais uma solenidade do Curso de Formação de Soldados (CFSd), nesta sexta-feira (25), na Academia de Bombeiros Militar, nos enche de alegria.


A solenidade, presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, contou com a presença das seguintes autoridades: o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil e paraninfo da turma Horus, coronel PM veterano Alexandre Lucas Alves; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador coronel PM Rúbio Paulino Coelho; o capitão dos Portos de Minas Gerais, capitão de Mar e Guerra, Washington Luiz Vieira de Barros; a delegada-geral Cláudia Proença Marra, representando a Polícia Civil de MG; o chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e demais autoridades civis e militares.


O paraninfo, coronel Lucas, proferiu as seguintes palavras aos formandos: “Deus sempre me reservou surpresas agradáveis. Ao longo de minha vida tenho experimentado momentos inefáveis como este. Registro minha gratidão aos formandos por me permitir no momento em que encerro um virtuoso ciclo no Sistema Nacional de Defesa Civil coroar minha história com esse momento tão sublime. Escutem meus caros afilhados, esse orgulho que vejo estampado em cada rosto e em cada familiar aqui presente foi construído sob fortes alicerces e vocês tem a missão de passar às próximas gerações. ”


Já o comandante-geral exortou os soldados: “Agradeço a cada um dos novos soldados bombeiros militares por abraçarem este compromisso com a sociedade mineira, mesmo com o sacrifício da própria vida. Parabéns pelo compromisso, pela história de vida que começam a escrever dentro da instituição. A nossa exortação é de que a cada serviço todos os dias, todos os meses, todos os anos, sejam extremamente focados se doando cem por cento na missão do Corpo de Bombeiros de salvar vidas. Os senhores e as senhoras têm a oportunidade de não deixar que uma emergência, um desastre, uma ocorrência mude a história de vida das pessoas, tirando a alegria e o convívio com entes queridos. Caro bombeiro militar, seja um instrumento de Deus na vida das pessoas. Aquele que veste laranja e salva vidas.”


O evento marcou o início da atuação dos 148 novos soldados que serão distribuídos no interior do estado. Durante o curso, iniciado em 24 de março, a turma Horus precisou dominar 24 matérias típicas da atividade do bombeiro militar: Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento em Altura, Mergulho Autônomo e Salvamento Aquático, Salvamento Terrestre, Combate a Incêndio Florestal, Atuação em Desastres, Intervenção em Emergência com Produtos Perigosos, totalizando mais de 950 horas-aula.


A rotina severa de aprendizado dos militares incluiu também o Estágio Operacional com plantões de 24h. Cada discente totalizou mais de 240 horas de estágio, tendo a oportunidade de demonstrar os conhecimentos técnicos no atendimento ao cidadão.


O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais agradece ao Governo do Estado pela confiança e credibilidade convertidos em investimentos e recursos empregados na corporação. O apoio e sensibilidade da atual gestão para as demandas revelam-se fundamentais para a implementação e modernização de infraestruturas, aquisição de equipamentos e ampliação do efetivo, contribuindo potencialmente para a expansão do atendimento do Corpo de Bombeiros em todo estado.


Fonte: Bombeiros Minas Gerais

Commentaires


bottom of page