top of page

Vacinação infantil: Estratégias da Saúde Estadual ampliam as coberturas em Minas

Após as ações implementadas pela Saúde Estadual, a cobertura da BCG, por exemplo, que estava em 78,42%, em 2021, subiu para 91,08


O calendário de vacinação de rotina para crianças menores de 2 anos de idade contempla 8 vacinas. Dessa forma, doses de imunizantes contra doenças graves, como sarampo, poliomielite e hepatites A e B estão disponíveis gratuitamente durante todo o ano, em todas as unidades básicas de saúde de Minas Gerais.


Entretanto, a partir do contexto da pandemia iniciada em 2020, foi identificada uma queda nos índices de cobertura vacinal infantil.


Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, com a pandemia, a necessidade de manter o distanciamento seguro impactou no afastamento da população das unidades de saúde, o que contribuiu para a redução nas coberturas vacinais.

Frente a esse cenário, o Estado iniciou imediatamente o planejamento de estratégias para reforçar a imunização.


“O cenário de baixas coberturas vacinais é uma preocupação do Estado e, por isso, são realizadas ações estratégicas em diversas frentes para garantir que não só as campanhas, mas também as vacinas de rotina do calendário nacional de imunização, alcancem os públicos-alvo, com a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde (MS)”, explica Josianne.


A coordenadora detalha que, “dentre as ações desenvolvidas, vale destacar o projeto 'Estratégias para o aumento da cobertura vacinal em crianças menores de dois anos no estado de Minas Gerais: uma pesquisa-ação', em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, que busca elaborar ações para o aumento da cobertura vacinal em crianças menores de dois anos de vida em MG. Também reforçamos iniciativas como a divulgação de documentos técnicos sobre os riscos das baixas coberturas vacinais e a vigilância dos Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação (ESAVI), para aumentar a confiabilidade nas vacinas".


O resultado dessa força-tarefa faz-se evidente nos dados mais recentes de coberturas vacinais infantis. Da cobertura das 8 vacinas recomendadas para crianças menores de 2 anos de idade, 7 indicam aumento em relação a 2020 e 2021.

Comments


bottom of page