Volta às aulas com segurança
Protocolo sanitário para a retomada das atividades escolares no estado
O Governo de Minas Gerais recebeu, no dia 11/6, a autorização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para a retomada das atividades escolares presenciais a partir do dia 21 de junho.
Um protocolo sanitário realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), em parceria com a Sociedade Mineira de Pediatria e a Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, foi produzido para que o retorno às aulas aconteça da maneira mais segura tanto para os alunos e suas famílias quanto para os trabalhadores da educação
Segundo o protocolo, as escolas deverão adotar ações que contemplem cinco estratégias primordiais:
Uso universal e correto de máscaras cobrindo boca e nariz;
Distanciamento físico de no mínimo 1,5 metros entre pessoas;
Lavagem das mãos e etiqueta respiratória;
Limpeza e manutenção frequente das instalações;
Rastreamento de contato em combinação com isolamento e quarentena.
Em caso de Onda Vermelha em macrorregiões em que o município estiver inserido, as atividades presenciais poderão continuar, desde que seja cumprida as regras mais. Os municípios e o estado poderão suspender as aulas presenciais com base nos indicadores do Plano Minas Consciente.
De acordo com as normas de prevenção e controle da disseminação da covid-19, os estudantes e trabalhadores da Educação deverão comunicar ao gestor escolar caso apresentem sintomas de covid-19. O protocolo prevê suspensão de atividades presenciais em uma sala de aula, em um turno, ou em toda a escola e município dependendo do número de ocorrência de casos.
Os pais ou responsáveis e alunos devem ter a opção de escolher entre o modo de aprendizagem presencial, virtual ou híbrido, respeitando as opções disponíveis nas escolas dos municípios.
Clique aqui e acesse o protocolo.
Por Jornalismo SES
Comments